Join The Community

f

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Culto de Domingo (27/12) 1ª parte

Irei postar o culto de domingo em 2 partes, pois foram duas pregações diferentes, essa primeira parte irá ser sobre a pregação que o Pr. falou sobre as festas Natalinas, a comemoração do Natal.

********

O Pr. Sérgio falou de um texto que leu de Martin Luther King, Jr. e que chamou sua atenção;
"Eu guardei muitas coisas em minhas mãos, e perdi todas;
mas todas que coloquei nas mãos de Deus, essas eu ainda possuo."

********



O Pr. começou essa pregação sobre o Natal lendo;

Lucas 2

4 José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,
5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,
7 e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
8 ¶ Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:
11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
13 E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.
15 E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.
16 Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.
17 E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.
18 Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores.
19 Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.
20 Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.


Muitos Teológos e estudiosos afirmam que o natal é uma festa pagã, pois seria impossível Jesus ter nascido nessa época de Dezembro, porque nessa época do ano os pastores não podiam apastorar suas ovelhas, porque nessa época do ano em Israel o inverno é muito rigoroso, e a geada cobriria todo o pasto sendo assim impossível a pastagem das ovelhas.

************************
( Bem como o Pr. sempre me deu total liberdade para as postagens no blog, eu pesquisei um pouco e vou postar uma pesquisa rápida sobre como foi escolhida essa data.

As primeiras comunidades cristãs não comemoravam o nascimento de Jesus. Somente a partir do ano 350 o Natal começou a ser comemorado no dia 25 de dezembro. Em torno da escolha desta data há uma longa história.

Os Celtas, por exemplo, tratavam o Solstício do Inverno, em 25 de dezembro, como um momento extremamente importante em suas vidas. O inverno ia chegar, longas noites de frio, por vezes com poucos gêneros alimentícios e rações para si e para os animais, e não sabiam se ficariam vivos até a próxima estação. Faziam, então, um grande banquete de despedida no dia 25 de dezembro. Seguiam-se 12 dias de festas, terminando no dia 6 de Janeiro.

Em Roma, o Solstício do Inverno também era celebrado muitos séculos antes do nascimento de Jesus. Os Romanos o chamavam de Saturnálias (Férias de Inverno), em homenagem a Saturno, o Deus da Agricultura, que permitia o descanso da terra durante o inverno.

Em 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como "Dies Natalis Invicti Solis" (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol passou a ser venerado. Buscava-se o seu calor que ficava no espaço muito acima do frio do inverno na Terra. O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol.

A comemoração do Natal de Jesus surgiu de um decreto. O Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo. O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no Solstício do Inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Inconquistável.)

“Sobre o nascimento de Jesus sabemos muito pouco. Ele nasceu antes da morte de Herodes Magno (Mt: 2,1 ; Lc: 1,5)

***************


Voltando ao culto do Pr. Sérgio;

Mas o Senhor Jesus já sabia que haveria essa confusão sobre a data do seu nascimento, mais foi feito assim, pois Ele não queria que fosse feito um dia só para que Ele fosse glorificado, pois o Senhor tem que ser glorificado em todos os dias de nossas vidas.
Mas não é errado festejar, pois o Senhor aproveitava as reuniões festivas para pregar, então porque não poderíamos também evangelizar nessa data.
Então podemos também comemorar?
Sim, podemos, temos exemplo na nossa igreja Pedra Viva, em que comemoramos os aniversáriantes do mês no último domingo do mês?
Porém, devemos ter nessa data o intuito de glorificá-lo e evangelizar mais ainda, pois Ele veio ao mundo para nos salvar!


E aonde fica o símbolo do papai noel e a árvore de natal?

Esses são símbolos de idolatria, e vemos que qualquer tipo idolatria é repudiada, desprezada, rejeitada por Deus.

Êxodo 20


1 ¶ Então, falou Deus todas estas palavras:
2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.




“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento” (Mt 22,37)


A verdadeira Festa de Cristo é recebe-Lo em nossos corações.




1 comentários:

Elucidação abençoadíssima, que desfaz qualquer vínculo a uma data específica.

A data certa do nascimento de Jesus não importa.
Pelo menos nesta data pré-instituída, Jesus é aclamado em todas as partes do mundo como Aquele que veio ao mundo para nos salvar!

Cabe a nós divulgarmos a importância de estarmos com Jesus todos os dias do ano e praticarmos a Sua Palavra sempre, em nossas atitudes e comportamentos!

Um dia, escolhido por DEUS, Jesus nasceu. Que dia foi esse? Ninguém sabe. Mas que importa? O que importa sim é que todos os dias são dias de Jesus vivendo em nós!!!