Join The Community

f

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blecaute


Blecautes atingem 10 Estados brasileiros e o Paraguai



Eram por volta das 10h40min quando estava eu minha namorada e minha irmã assistindo um vídeo no you tube e de repente acabou a luz, justo no momento que o vídeo chegava ao seu clímax... Tudo às escuras, e pior sem ventilador... Que calor que estava fazendo nessa noite, todo mundo dando patada na quina das paredes e pior cadê as velas? Achei um lampião mais como liga esse treco? Não tem botijão de gás será que é à pilha? Rsrsrsr... Era a querosene e não tinha idéia de como ligar aquele treco pré-histórico, só com a chegada do meu pai que foi dada À luz ao lampião.

Bem sem televisão, sem internet, sem ventilador, sem sono, e até mesmo sem os joguinhos de tabuleiros que foram substituídos pelo vídeo-game, sem carteado porque as cartas foram substituídas pelo jogatina.com, e agora o que fazer? Todos sentados reunidos na sala olhando a pequena chama do lampião e sentindo o cheirinho que estava fazendo o querosene queimando lá dentro, bem tive que soltar uma piadinha como de costume: Caraca antigamente inventava cada coisa... Foi uma mistura de dêêê com sorrisinhos... E aí me lembrei de uma tecnologia que estava no meu bolso, um celular, que tem mp3, máquina digital e rádio, liguei o rádio e ouvimos que o apagão aconteceu em quase todo o Brasil e também no Paraguai, no início ficamos espantados, mas comentamos brevemente sobre o ocorrido, pois foi lembrado na rádio sobre o apagão de 1999, e começamos a conversar sobre os acontecimentos dessa data, e o que fizemos nessa data, quando fomos ver estávamos falando da época de nossa infância e de coisas engraçadas que havia acontecido, foram muitas risadas e muita conversa coisa que não acontecia há muito tempo, não me lembro qual foi à última vez que sentamos reunidos na sala para conversar sem que a televisão estivesse ligada, e esse papo foi até 1e 30 da manhã, imagina se a TV a cabo estivesse ligada se isso iria acontecer, talvez se invés da luz tivesse caído um raio no meio da sala aí sim talvez esse evento aconteceria...

Ontem pela manhã indo para o trabalho estava escutando uma rádio onde estava sendo entrevistado um professor de psicologia da PUC, onde o tema que estava sendo debatido era educação de hoje, onde os pais não têm mais tanto contato com os filhos que sua criação vem da creche, ou da babá, os filhos hoje em dia não são mais formados em casa, a educação vem da rua, e um fato que ele falou me chamou muita atenção, ele falou que hoje em dia quem está dando educação aos nossos filhos é o William Bonner e a Fátima Bernardes, que o parâmetro de verdade é o JN.

Fiquei pensando nisso bastante tempo, e hoje em dia além da TV tem a web 2.0 onde à maioria dos jovens ou quase todos formam sua opinião através desse meio, web 2.0 é a internet que nós criamos, por exemplo, Orkut, blog, you tube e etc..

A tecnologia de hoje em dia está fantástica, internet de 16mb, centenas de canais via satélite ou cabo, jogos com gráficos incríveis, tendo uma vasta opção de diversão, forno microondas, fornos elétricos, disk pizza, disk comida, disk um monte de coisa para diminuir o tempo da dona de casa na cozinha, trabalhadores que contam com o uso da tecnologia para melhorar seu tempo e empenho no trabalho, fax, vídeo conferências, e etc... Parece que essa tecnologia é para você ter uma melhor condição de vida, ter mais lazer com sua família, curtir, se divertir... Será mesmo?

Hoje em dia ignoramos a conversa familiar, reservamos nossa conversa para o MSN, Orkut, reservamos nossa atenção para novelas jornais e outros. Temos que lembrar que todos nós temos sentimentos e que esses sentimentos só são praticados com a conversa frente a frente, com trocas de carinhos, abraços e beijos.

Que lindo será o dia que chegarmos em casa e invés de ligarmos os apalheros eletrodomésticos, sentarmos no sofá e começar a jogar conversa fora, sentar todos juntos na mesa de jantar e orarmos todos antes da refeição, ser uma família como antigamente.

Não vejo a hora de ter outro apagão.



Levítico 25:41
Então, sairá do teu serviço, ele e seus filhos com ele, e tornará à sua família e à possessão de seus pais tornará.



3 comentários:

Realmente esses valores foram perdidos! Hoje é cada um pro seu lado e tá bom!!! A convivência familiar faz mta falta mesmo!!!

Que lindo, Victor e que percepção das coisas. Vc está de parabéns!
Adorei a matéria e toda a forma como vc a conduziu!!!
Mt difícil um jovem chegar às conclusões que vc chegou.
Sabe o que eu fiz? Fui dormir mais cedo.... Quem dera eu tivesse tido a idéia de aproveitar esse momento para me aproximar mais da família...
Estou ansiosa por um novo apagão tb e aproveitar a sua idéia!!!!

Victor, que reflexão linda e pura!! Como foi bom ler e voltar ao túnel do tempo....valores perdidos, atividades substituídas...
E quando vemos nos dias de hoje as separações, as discussões dentro de um lar, entre outras contendas, verificamos que a base de todas essas desavenças é a falta do diálogo, do bate papo, do carinho, respeito mútuo....as brincadeiras que confraternizávamos com familiares e amigos de infância...se perderam....mas façamos a nossa parte, pois o mais importante é termos a consciência (ou quem não despertou ainda 'para', depois desse texto, tenha criado!) do que Deus quer de nós, de resgatarmos cada vez mais Sua pureza e Sua simplicidade, de um simples diálogo, bate papo, conversa em família, brincadeiras saudáveis, união, amor e paz! Parabéns! Deus te abençoe cada vez mais!