Join The Community

f

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Diga-me com quem andas e te direi quem és!




Diga-me com quem andas e te direi quem és!




Quem nunca ouviu falar essa frase: diga-me com quem tu andas e te direi quem és.

E donde saiu essa frase? Da bíblia?

Bem muitos dirão que sim, que é de provérbios, salmos, e muitos falarão, e já ouvi muita gente falando, que foi Jesus que falou, bem Jesus falava para a multidão por parábolas, para que fossem cumpridas as profecias de Isaías, porém não foi Jesus quem disse isto, e tão pouco esta frase está escrito na bíblia.

Então é um ditado popular? Talvez, eu ouvi falar que quem disse isso foi René Descartes, um filosofo e cientista famoso da época renascentista, criador de uma frase famosa: Cogito, ergo sum: “Penso, logo existo”, como eu ouvi falar, não lhe dou essa certeza que foi ele.

Bem digamos que: diga-me com que tu andas e te direi quem és, é um ditado popular, mas será que esta frase está certa? Devo aplica-la na minha vida?


Essa frase na minha adolescência era motivo de várias discussões, minha mãe, para que eu não me misturasse no grupinho da bagunça da escola, sempre falava essa frase e dizia que era bíblico, eu por minha vez cheio de hormônio e intempestividade, sempre dizia que não tinha nada haver, que poderia ser usada antigamente, mas que hoje em dia isso não tem mais nada haver.

E quantas pessoas também não tem esse pensamento, como eu tinha, de quantas pessoas você já escutou isso?

É certo dizer que isso é um pensamento antigo?

Será que devemos aplicá-la realmente hoje?

E mais, será que devemos usar essa frase na nossa vida cristã, já que ela não está escrita na bíblia?

Bem realmente afirmo que ela não está escrita na bíblia, mas afirmo também que ela está na bíblia!

Confundi você? Deixa-me explicar, essa frase realmente não está escrita dessa forma na bíblia, mas pode-se vê-la de uma maneira contextual em algumas passagens bíblicas. Irei passar para você alguns versículos que "encontrei" que se encaixam nesse “dito popular”.

1 Coríntios 15

33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.


Claramente essa passagem nos adverte sobre más companhias, e como podem nos levar a perdição do caminho.

Provérbios 13

20 ¶ Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.


Outro verso nos advertindo, e vemos que se encaixa perfeitamente na frase diga com quem andas e te direi quem és.


Com esses dois versos da bíblia, podemos ver que devemos aplicar esta frase na nossa vida, pois está realmente descrito na bíblia, mas não com essas exatas palavras.

Vou lhe dar mais um exemplo que essa frase se vê na bíblia, está em Salmos, logo no primeiro capitulo;

Salmos 1

1

¶ Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2

Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

4

¶ Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

5

Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

6

Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.


Eu acho essa passagem muito forte, Deus nos fala claramente para não andarmos com os ímpios, incrédulos e ou os que não tem fé, pois se assim andamos o Senhor não nos reconhecerá! Isso é muito forte você não acha? Imagina você clamando a Deus e não ser reconhecido pelo Mestre, por isso devemos vigiar para que não nos determos nos caminhos dos pecadores e nem caminharmos com os ímpios, e agradecer, pois somos reconhecidos por Deus.


Hoje antes do meu almoço, Deus me mostrou uma passagem, que me fez ter entendimento para fazer essa postagem, no qual já estava tentando elaborar já faz algum tempo, mas não conseguia fazer-la;

Mateus 13

1

¶ Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa, assentou-se à beira-mar;

2

e grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.

3

E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear.

4

E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram.

5

Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.

6

Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.

7

Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram.

8

Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.

9

Quem tem ouvidos {para ouvir} , ouça.

18 Atendei vós, pois, à parábola do semeador.

19 A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

20 O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria;

21 mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.

22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

23 Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.



Prestem atenção nos versos 7 e 22. Ela foi vital para que eu pudesse fazer essa postagem!


Devemos tomar cuidado em que ouvimos e no que vemos, o mundo está aí tentando nos fascinar, tentando nos tirar do caminho, tentando nos desbriar, lembre-se estreito é a porta para a salvação mais largo a porta para a perdição, o inimigo está aí fora e quer que você saia do caminho da salvação.

E lembre-se quem não está com o Senhor está com o inimigo, não existe meio à meio, não podemos e não conseguimos agradar a dois senhores, Deus repudia os mornos, você deve ser quente, louvar somente à um senhor e esse senhor deve ser o SENHOR.

O inimigo só está aqui pra matar, roubar e destruir, se atente, se policie no que você vê, no que você ouve, no que você pensa e com quem tu andas.

Jeremias 16

19 Ó SENHOR, força minha, e fortaleza minha, e refúgio meu no dia da angústia, a ti virão as nações desde os fins da terra e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras e coisas vãs, em que não há proveito.

20 Acaso, fará o homem para si deuses que, de fato, não são deuses?

21 Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha força e o meu poder; e saberão que o meu nome é SENHOR.

6 comentários:

Andas com Deus em teu coração? És fiel aos seus Mandamentos? Tens Jesus como teu único Senhor e Salvador?
Então, meu amigo ou minha amiga, persevera porque Ele também te acompanhará.
Ele estará contigo nos momentos de dor, de aflição.
Ele andará contigo porque sabe de ti, conhece o teu coração e a tua presença será bem-vinda a Ele!
Anda, anda, anda com Deus sempre, no teu trabalho, em tua casa, na rua, em todos os lugares, porque Ele sentirá o "teu andar".
Anda com os Seus seguidores, torne-se amigo deles porque eles serão bons contigo, te oferecerão o seu ombro nos momentos que você precisar.
Sim, dize-me quem são teus amigos e eu te direi quem tu és, porque estes a gente escolhe, sim, verdadeiramente e se eles estão com Deus,acredite neles, porque são verdadeiramente confiáveis!

Muito bem colocado o seu
concelho DEUS Seja louvado

Muito bem colocado o se u concelho DEUS Seja louvado...

E quando um homem anda ao lado de prostituta, quem ele é?

A pergunta é: a prostituta que anda ao lado de jesus, quem se torna?

Diga com quem tu andas que direi quem tu és
Alguém me fala conde está este salmo